Instituto de Biociências

Equipe

O Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores (GPEAFE) foi criado em 2012 pela Profª Drª Rosana Louro Ferreira Silva, e vem reunindo pesquisadores, alunos e alunas de graduação e profissionais interessados na pesquisa em Educação Ambiental, formação de professores e Ensino de Biologia.

Nosso grupo é constituído por pesquisadores de doutorado, mestrado e iniciação científica, além de profissionais que atuam como docentes na rede básica de ensino e educadores ambientais de espaços não-formais.

Participe e conheça nossas ações!

Foto do grupo em 2020

Grupo em 2019 e 2020

Grupo em 2023

Rosana Louro Ferreira Silva

Coordenadora do grupo e docente da área de Ensino de Biologia do departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo - IBUSP. Atualmente sou diretora da regional I da Associação Brasileira de Ensino de Biologia-SBEnBio. Oriento no programa de pós graduação "Interunidades em Ensino de Ciências" da USP e no Programa de Mestrado Profissional em Conservação da Fauna, da Universidade Federal de São Carlos/Fundação Parque Zoológico de São Paulo, atuo em ensino e pesquisa principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de Zoologia, educação para a biodiversidade, mídia e ensino de biologia e formação de professores de Ciências e Biologia. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2635824351245453 

Contato: rosanas@usp.br 

Atuais aluno(a)s

Beatriz Vieira Freire

Bióloga pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Gestão Integrada de Resíduos Sólidos pelo Laboratório de Sustentabilidade da Escola Politécnica, também da USP. Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP e técnica de laboratório no Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da USP, atuando no apoio de aulas práticas, no Laboratório de Evolução Molecular e no Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores (GPEAFE).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5874904349771701

Contato: beatriz.freire@ib.usp.br

Carla Andrea Moreira

Doutoranda no Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Ensino de Ciências pelo mesmo Programa; Especialista em Ensino por Investigação pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da Universidade de São Paulo. Atuo como Analista de Educação Ambiental no Polo Socioambiental Sesc Pantanal, no Mato Grosso.

Minha pesquisa atual investiga formas de participação e as disputas políticas pelo seu sentido em dissertações e teses sobre Educação Ambiental produzidas no Brasil.  Tenho experiência com educação não formal por meio de gestão de projetos socioambientais desenvolvidos em equipamentos municipais de saúde da cidade de São Paulo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4311694421687516

Contato: carlaa.moreira@usp.br

Cristiana Marinho da Costa

Doutoranda no Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (PPGEC) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2019). Especialista em Educação, nas áreas de ENSINO DE CIÊNCIAS pelo Instituto Federal de Pernambuco - IFPE (2022); MÍDIAS NA EDUCAÇÃO, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2012) e em PSICOPEDAGOGIA, pela Faculdade Santa Helena - FSH (2008). Graduada em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2006) e LICENCIATURA EM PEDAGOGIA pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2021). Experiência Profissional nas áreas de Educação em Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Tecnologia. Pesquisadora de temáticas acerca da Formação de Professores, Estratégias Pedagógicas e Metodologias na Interface com a Educação Ambiental e Alfabetização Científica nos processos de construção de conceitos e estratégias pedagógicas na formação de professores de Ciências e Biologia. Experiência docente na Educação Básica (Fundamental II) há mais de 15 anos no ensino de ciências e também na EAD como tutora. Sócia da Associação Brasileira de Pesquisa para Educação em Ciências (ABRAPEC), desde 2018 e a SBEnBio(Associação Brasileira de Ensino de Biologia)desde 2024.

Lattes: ttps://lattes.cnpq.br/8807538016120463 

Contato: cristianamcosta@usp.br 

Hector Barros Gomes

Atualmente sou doutorando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP (iniciado em Agosto de 2020) atuando em projeto do Programa Biota/FAPESP. Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas (2011) e Mestre em Diversidade Biológica e Conservação (2015) pela Universidade Federal de São Carlos (campus Sorocaba), com pesquisa voltada para regeneração inicial de E. edulis (palmito-juçara) na Unidade de Conservação Carlos Botelho, e Mestre pelo programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências pela USP (2020), com pesquisa voltada para o uso da memória enquanto processo formativo de professores, práticas relevantes articuladas à problemas socioambientais. Atualmente sou professor efetivo na rede pública estadual na área de Ciências e Biologia e no ensino médio técnico do Senac Sorocaba. Tenho interesse em estudos que integram os temas: memória, narrativas e formação/constituição do sujeito, ensino e práticas de Educação Ambiental.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8498437371333005

Contato: hectorgomes@usp.br

James Andreas Maier

Doutorando em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo e mestre pelo Instituto de Botânica de São Paulo. Formador de professores da Secretaria Municipal de Educação. Participa do GPEAFE - Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores- USP  

E-mail jmaier@usp.br

ORCID iD: 0009-0000-4552-0358

Latttes http://lattes.cnpq.br/4378080575575352

Karina Ambrosio Claro

Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela UNESP -  Rio Claro

Professora de Ciências e Biologia na Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo; atualmente designada como Professora Orientadora de Educação Digital (POED).

Mestranda em Ensino de Biologia pelo PIEC - USP. 

Em minha pesquisa de mestrado acompanhei as produções autorais de educandas e educandos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, e sigo investigando as possibilidades de sua contribuição para o desenvolvimento de escolas sustentáveis. Sigo amparada pelas contribuições da educação ambiental crítica, da pedagogia freireana e pelos referenciais da complexidade socioambiental. 

Lattes: https://lattes.cnpq.br/5847193973038984

Contato: karinaclaro@usp.br

Lucas Yoshinobu Sagawa

Licenciatura e bacharelado em ciências biológicas pela USP-SP. Atualmente é mestrando pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC-USP) em seu projeto, busca analisar quais os fatores que motivam professores do estado de São Paulo a realizarem projetos de educação ambiental em suas escolas. Tem experiência com trabalho editorial e docência na rede privada de ensino de São Paulo. Na iniciação científica estudou aspectos motivacionais dos graduandos de ciências biológicas da USP-SP, em relação ao ingresso e permanência no curso.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7994850565833686

Contato: lucas.sagawa@usp.br

Luana de Oliveira Hallai

Educadora e bióloga formada pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Atualmente sou mestranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP e analista pedagógica no Instituto Canoa, atuando na formação continuada de professores.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5290975061410616

Contato: luana.hallai@gmail.com 

Maria Paula Reis

Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP) e mestranda no Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP, com atuação no projeto PROEDUCA/FAPESP. É professora de Ciências e Biologia na rede particular e coordenadora do Cursinho da Psico. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores (GPEAFE), orientado pela Profª Drª Rosana Louro Ferreira Silva, desde 2020, e atualmente estuda as articulações entre justiça ambiental e equidade a partir das práticas escolares, currículo e formação de professores. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8764098509676588 

Contato: mariarrqm@gmail.com 

Marcia Cristina Bacic

Mestra pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências. Atualmente doutoranda pelo mesmo programa, atuo como professora efetiva na rede estadual de São Paulo nas áreas de Ciências e Biologia, e possuo experiência como tutora e educadora na Educação a Distância (EaD).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0279995998619090

Contato:mcbacic@gmail.com

Nathália Formenton da Silva

Sou doutoranda no Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Sou formada em Ciências Biológicas (licenciatura plena) pela Universidade Federal de São Carlos – campus São Carlos – UFSCar, e sou mestra em Conservação da Fauna pelo Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna, também pela UFSCar, em parceria com a Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP). Meu trabalho no mestrado consistiu no desenvolvimento e aplicação de um curso de formação de professores, além de elaboração de materiais didáticos e educativos para a conservação da fauna. Tenho grande interesse em conservação da fauna, educação ambiental e formação de professores. Também tenho experiência em consultorias para cursos de formação de professores e educadores ambientais, além de elaboração e revisão de materiais didáticos, como por exemplo, livro do professor, elaboração de sequências didáticas, provas e planejamentos didáticos.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9496815844157966

Contato: nathalia.formenton@gmail.com

Renata Fermino Novais

Bióloga, Mestre em Zoologia, com ênfase em Evolução e Biodiversidade (UFPA), Especialista em Ensino de Ciências e Pluralidade (UTFPR) e Especialista em Educação Socioambiental e Sustentabilidade (UNIFESP). Atuei em projetos de Conservação de Mamíferos Aquáticos na costa Amazônica, onde participei de diversas ações de Educação Ambiental nas escolas inseridas em comunidades ribeirinhas e com os pescadores artesanais. Atualmente sou professora de Ciências na Rede Municipal da Cidade de São Paulo e participo das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores (GPEAFE).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5963798113033439

Contato:  renatanovais13@gmail.com

Renan Taiky Uchima

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo e aluno de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores (GPEAFE). Em meu projeto, analiso recursos didáticos, com evidência de uso recente nas Escolas da Rede Municipal de São Paulo, a partir dos princípios da Educação Ambiental Crítica e da Equidade. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4423045623275058

Contato: renan.uchima@usp.br

Antigos aluno(a)s/ Colaboradore(a)s

Carmen Lúcia Melges Gattás

Clarice Thomaz

Sou bióloga, atuo na área de conservação da fauna, especificamente, reabilitação de animais silvestres. Possuo Bacharel e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP) e, atualmente, sou mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna (PPGCFau) da Universidade Federal de São Carlos. Tenho interesse em pesquisa com foco em educação ambiental crítica, coexistência e conflitos humano-fauna. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9137687470091897

Contato: clarice.thomaz@alumni.usp.br


Glaucia Fornazari Maximiano

Nos estudos de pós-doutoramento, se dedica ao estudo e desenvolvimento de trajetórias de formação continuada com foco na sustentabilidade. Seu trabalho tem como metodologia principal a mediação, buscando a valorização das culturas, a equidade e a produção de conhecimentos por meio da educomunicação e da arte-educação. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2299809170915734 

Contato: glaucia.fornazari@gmail.com 

Gabriela Aparecida Pereira

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela Unesp - Botucatu (2007 - 2013), mestra pelo programa PPGCFAU - Zoológico de São Paulo/ UFSCAR. Possuo experiência na área de Zoológicos; Zoologia de Animais Silvestres (conservação e manejo de fauna) e Educação Ambiental.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2629489634105153

Contato: gpereira.bio@gmail.com

Gabriel de Moura Silva

Biólogo e doutor em Ensino de Ciências pela USP. Pesquiso Educação Científica, Ensino de Zoologia e Formação de Professores de Ciências e Biologia. Tenho experiência de sala de aula no Ensino Fundamental e em elaboração e edição de material didático. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7695269595579358

Contato: gmoura.bio@usp.br 

Livia de Oliveira Bomfim

Bióloga, mestre em Conservação de Fauna pela Universidade Federal de São Carlos e especialista em Divulgação e Popularização da Ciência pela Fundação Oswaldo Cruz. Atuo como educadora e pesquisadora em espaços não-formais de ensino, sobretudo com temáticas relacionadas à representação da biodiversidade em atividades educativas de museus e à utilização de metodologias participativas para a construção de atividades educativas e formação de professores em educação ambiental.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5751431261598791

Contato: livia.bomfim_@hotmail.com 

Mariana Tambellini Faustino

Sou professora de Ciências e formadora de professores(as). Possuo o título de doutora em Ensino de Ciências (USP) e de mestre na mesma área (UFABC). Minha pesquisa abrange as temáticas: formação de professores, educação ambiental e alfabetização midiática. Fui professora da rede estadual de São Paulo (SEDUC-SP), coordenei a equipe formativa da área de Ciências da Natureza  no programa de Recuperação e Aprofundamento da SEDUC-SP, já atuei como formadora de formadores e formadora de professores em diversos projetos de extensão universitária e em parceria com secretarias estaduais e municipais de Educação. Atualmente sou especialista em formação de professores, atuando diretamente com a SEDUC-PI e a SEDUC-GO.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9009778960341139 

Contato: marianatf@alumni.usp.br

Melissa da Cruz Botelho

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Sou graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (IB-USP), com habilitação em Licenciatura e Bacharelado. Tenho experiência na área de ensino e pesquisa em Educação Ambiental Crítica, Metodologias Inovadoras de Ensino e Temas Transversais. Já atuei como educadora na elaboração de sequências didáticas investigativas em ensino de ciências com base em experimentos de astrobiologia. Possuo interesse em psicanálise, sociologia e filosofia. Acredito na abordagem crítico-emancipatória como forma de transformação da sociedade.

Lattes:   http://lattes.cnpq.br/9603141925646332
Contato: melissa.botelho@usp.br

Natalie Brito Domingos

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Pesquiso o uso de mídias no Ensino de Biologia e de Ciências e na formação de professores. Possuo Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela USP. Atuei como professora da educação básica e como formadora de professores de Ciências. Também atuei com elaboração de materiais didáticos de Ciências e Biologia.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7252294191836313

Contato: natalie.domingos@usp.br 

Patricia Mie Matsuo

Sou educadora ambiental e co-criei diversos programas de formação continuada de professores nos Estados do RJ e SP. Sou doutora em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP) e minha tese sobre as práticas escolares sobre riscos e desastres foi agraciada com o Prêmio Capes de Tese de 2023 na área de Ensino. Pesquiso a integração da educação ambiental e a redução de riscos de desastres socioambientais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0591225907241272

Contato: patricia.matsuo@alumni.usp.br

Paulo Bueno Guerra

Doutor pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP) – DINTER. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos, graduado em Biologia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes – Santos, graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Don Domênico - Guarujá. Possuo especialização em Ecologia Marinha pela Universidade Católica de Santos e especialização em Metodologia e Didática de Ensino pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Don Domênico. Professor de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-Campus Cubatão), em regime de dedicação exclusiva. Coordeno o Projeto de Extensão - Grupo de Estudos do Meio Ambiente (GEMA) no IFSP, Campus Cubatão, desde 2016. Responsável pelo Projeto de Bolsa de Ensino, Laboratório de Biologia, desde 2016.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9071463080240819

Contato: paulobueno@usp.br